sexta-feira , 22 - setembro - 2017

Modem com roteador ou aparelhos separado, o que funciona melhor

Modem

Com o avanço da tecnologia, tornou-se muito comum encontrar aparelhos que façam várias funções. Um bom exemplo são os modems que também são roteadores, conhecidos como modem-routers.

Esses equipamentos ficaram bastante comuns graças à adesão de provedores de Internet que enviam para um cliente um único aparelho, ao invés de dois. Porém, optar por um modem-router pode não ser a melhor escolha em alguns casos.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA para residencia

Linksys lança roteador até três vezes mais rápido que os convencionais

Modem com roteador ou apenas roteadorApesar da praticidade, o modem-router nem sempre é a melhor opção em termos de navegação (Foto: Reprodução/Dário Coutinho)

 

Modem-router pode limitar a velocidade da sua Internet

Os modem-routers são práticos por conterem duas funções em um único equipamento. Eles simplificam a instalação, além de normalmente virem junto com o plano de Internet. Porém, eles são ideais apenas para uso doméstico e em pequenas residências.

Entretanto, se sua casa ou apartamento for grande ou você utiliza aparelhos que demandem altas velocidades, um simples modem-router, como os que acompanham os planos de “internet via cabo”, pode não dar conta do recado.

A verdade é que o modem, também são roteadores sem fio, possuem antenas pequenas, com poucos dbi (decibéis isométricos) e podem apresentar sinais fracos, dependendo da distância ou de onde estejam instalados.

Se sua residência for grande, um único roteador pode não ser suficiente modemOs modem-routers prejudicam a velocidade de navegação em ambientes maiores (Foto: Reprodução/Dário Coutinho)

Caso o seu plano de Internet tenha uma velocidade alta ou você deseje utilizar recursos que demandem alta velocidade, como stream de vídeo por compartilhamento local, a velocidade de sua rede local sem fio pode limitar a experiência, principalmente quando se utiliza apenas um modem-router.

Roteadores de alta capacidade têm função dedicada

Caso você esteja tendo problemas com o sinal de sua rede Wi-Fi dentro de casa, como quando o sinal não chega até o seu quintal ou varanda, a solução pode ser desligar a função de roteador do seu modem e deixá-lo apenas como dispositivo de acesso à Internet.

Roteador dedicado pode melhorar o sinal Wi-Fi dentro e fora da sua residência (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Roteador dedicado pode melhorar o sinal Wi-Fi dentro e fora da sua residência (Foto: Reprodução/Dário Coutinho)

Nesses casos, um roteador Wi-Fi deverá ser conectado na porta “LAN” do seu modem, para que ele possa receber o sinal de Internet e assim distribuí-lo pela casa. Um roteador de melhor qualidade pode melhorar o sinal em caso de interferência ou quedas de sinal em locais específicos. Alguns aparelhos, como o Roteador Netgear Nighthawk Ac1900, possuem várias antenas que amplificam o sinal dentro da sua residência.

Roteadores que trabalham no padrão 802.11n oferecem suporte a velocidades de até 650 Mbps. Porém, essa velocidade dificilmente se concretiza no uso real do aparelho.

Há poucas opções de Internet no Brasil com velocidades tão extremas, mas, se você utiliza alguma delas, deve considerar a compra de um roteador de melhor qualidade com função dedicada.

Os roteadores que atingem essas velocidades também são ideais para usos como compartilhamento de conteúdo digital entre os aparelhos da casa, caso de filmes e outros vídeos em alta definição.

FONTE: TECHTUDO

Instalação ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA para residencia e empresa

Gostou, Compartilhe e Comente !

    Veja Também

    3 Problemas que Acabam com o Sinal de WiFi

    Muitas vezes achamos que nosso aparelho está com problema em conectar com as redes sem fio, sem sinal de wifi, e as vezes culpamos nossa internet

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.